quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

A Cantiga de amigo

Na lírica medieval galego-portuguesa uma cantiga de amigo é uma composição breve e singela posta na voz de uma mulher apaixonada. Devem o seu nome ao facto de que na maior parte delas aparece a palavra amigo, com o sentido de pretendente, amante, esposo.

As cantigas de amigo procedem de uma reelaboração culta da lírica popular anterior. São, portanto, de origem autóctone, a partir do contacto da lírica pré-trovadoresca popular, já reelaborada nas cortes, com a lírica cortesã occitana (a cançó). A primeira contribuiu com o feminismo, o paralelismo e o refrão e a segunda com o formalismo, o esteticismo e a corte.


O tema fundamental é o sofrimento por amo (às vezes, a morte por amor), motivado normalmente pela ausência do "amigo". Às vezes apresentam-se forma em que se engana à mãe vigilante, ou se mostra a alegria no regresso do amigo e outras ciumes ou ansiedade.

A voz poética é de uma jovem que relata as suas vivências amorosas, ora num monologo, ora num dialogo com suas amigas, irmãs ou inclusive com a mãe.






-As personagens que intervêm são: 
-A amiga, que é com frequência a voz poética. 
-A mãe, que representa geralmente o código social proibitivo. 
-Confidentes: a mãe, uma amiga, a irmã, outras noivas, a natureza, etc. 
-O amigo ,frequentemente ausente. 





Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Cantiga_de_Amigo

Sem comentários:

Enviar um comentário